A fruta noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia, é originária do continente asiático. O Taiti é, atualmente, o maior produtor da fruta, mas ela encontrou no solo e no clima brasileiro um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

 

Apesar de ser encontrada e consumida no Brasil, as suas versões industrializadas ainda são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pois elas contêm uma alta concentração desta fruta, e poderiam ter algum efeito tóxico para o organismo.

 

Os benefícios da fruta noni são objeto de diversas pesquisas, e embora não se tenha nenhum estudo conclusivo, a composição desta fruta já é amplamente conhecida, e por tal razão é possível presumir os seus prováveis benefícios.

 

1. CONTÉM ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes são substâncias importantes para bloquear os efeitos dos radicais livres, que, por sua vez, promovem o envelhecimento celular e estão associados ao desenvolvimento de células cancerígenas e ao envelhecimento da pele. Muitas frutas possuem significativas quantidades de antioxidantes e com o noni não é diferente.

 

2. PROMOVE A SAÚDE CARDÍACA

O consumo da fruta noni, seja in natura ou em suco, está associado à promoção da saúde cardíaca, diminuindo os níveis de colesterol e ajudando a reduzir inflamações. O colesterol LDL, considerado ruim, faz com que haja o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos, o que pode prejudicar a pressão arterial e a saúde cardiovascular, de maneira geral.

 

3. PODE REDUZIR DORES ASSOCIADAS À ARTRITE

A fruta noni tem sido utilizada desde a antiguidade devido aos seus efeitos capazes de aliviar dores. Se antes isso era endossado pelo conhecimento popular, hoje em dia existem pesquisas técnico científicas que sustentam esse benefício.

 

4. CONTRIBUI PARA MELHORIA DA IMUNIDADE

A fruta noni, por ser rica em vitamina C e betacaroteno, contribui para a melhoria do sistema imunológico, protegendo as células dos danos causados pelas toxinas ambientais.

 

5. AUMENTA A RESISTÊNCIA DURANTE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

A ingestão do noni também é capaz de melhorar a resistência física. De acordo com um artigo publicado em 2008 no Journal of Medicinal Plants Research, um estudo de três semanas submeteu os corredores de longa distância ao consumo de 100 ml de suco de noni ou placebo duas vezes ao dia. O grupo que bebeu o suco reportou um aumento de 21% no tempo médio para atingir a fadiga, sugerindo uma melhora significativa na resistência corporal.

 

6. REDUZ ESPASMOS MUSCULARES

O consumo de noni pode ajudar a produzir um efeito relaxante nos músculos. Pesquisas apontam que as propriedades antiespasmódicas do suco de noni, possivelmente atribuídas ao alto teor de potássio desta fruta, induzem as contrações musculares, estimulando o bloqueio do canal de cálcio e resultando na supressão dos espasmos musculares. Isso quer dizer que a ingestão da fruta e de seu suco pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto muscular.

 

7. PODE AJUDAR A PREVENIR CÂNCER

O surgimento de células cancerígenas está associado aos efeitos dos radicais livres. No entanto, os antioxidantes são capazes de atenuar ou até mesmo impedir o efeito dessas substâncias. Como a fruta noni é um alimento com alta concentração de antioxidantes, seu consumo também pode estar associado à diminuição de chances de desenvolvimento de câncer.

 

Além disso, evidências demonstraram a eficácia do suco noni em retardar o crescimento de tumores nas glândulas mamárias, diminuindo significativamente o tamanho deles nos pacientes.

 

Fonte: https://bit.ly/3vjkdFT.