Saiba qual é a época adequada para se plantar milho

Posted by casadoagricultor 08/02/2018 0 Comment(s) Boletim do Agricultor,

A época de plantio do milho está ligada a fatores ambientais de cada lugar. A temperatura adequada e a frequência de chuva ideal ajudam no plantio.

 

O milho é um produto que, como qualquer outro, apresenta suas peculiaridades. Inclusive, no que diz respeito a seu plantio.

 

Fatores ambientais, como o déficit hídrico, a temperatura e a luminosidade afetam o crescimento e a produção do milho. Esse fato faz com que a época de plantio seja um dos fatores mais importantes a serem observados pelo agricultor, em quase todo o território nacional, principalmente nas regiões de alta latitude ou altitude.

 

Mas não é somente a temperatura que afeta o desenvolvimento do milho. Nas condições de cerrado, é comum um período de falta de chuvas, nos meses de janeiro ou fevereiro, o que compromete a produção, pois pode atingir a cultura em fase crítica quanto à necessidade de água.

 

Assim, os produtores dessa região devem ficar atentos a esse fato e programar a época de plantio de forma que os períodos críticos para a falta de água, como a floração e o enchimento de grãos não ocorram nessa época.

 

Em função dessas variáveis, aliado ao fato de existirem diversas espécies com ciclo de vida bastante variável, torna-se muito difícil recomendar uma época para o plantio. Mas, de forma geral, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a época mais indicada é setembro a novembro.

 

Na região nordeste e partes da região norte, o plantio se concentra entre os meses de março a abril.

 

PLANTIOS FORA DE ÉPOCA
Os plantios fora de época podem ser efetuados em muitas regiões, como é o caso do milho safrinha. Para isto, o produtor tem de entender um pouco da fisiologia do milho para saber como os fatores climáticos afetam o desenvolvimento do milho e em que época essas limitações mais afetam as produções.

 

 

TEMPERATURAS IDEAIS PARA O PLANTIO
Em algumas regiões de elevada altitude e/ou regiões do RS, SC, PR, sul de SP, sul do MS e sul de MG, a baixa temperatura pode afetar o milho, nos primeiros estádios de desenvolvimento, como a germinação. Desde a emergência até a floração, a temperatura ideal para o desenvolvimento do milho é de 24 a 30ºC. No entanto, o milho consegue germinar, mesmo que demore de quatro a 15 dias, em temperaturas entre 10 e 42ºC (FANCELLI e DOURADO NETO (2000).

 

 

REGIÕES DE TEMPERATURA BAIXA
Segundo EMBRAPA, (1997), a baixa temperatura retarda o processo de germinação e o desenvolvimento da plântula. Foi verificado que, em plantio no Rio Grande do Sul, o período vegetativo diminui da média de 77 dias, quando o plantio é feito em agosto, para 54 dias, quando o plantio é feito em dezembro, dada a soma das unidades de calor. Os milhos precoces diminuem da média de 66 dias para 44, e os tardios, de 86 para 57 dias.

 

 

REGIÕES DE TEMPERATURA ALTA
Por outro lado, em regiões quentes, de baixa latitude e próximas ao nível do mar, o problema pode ser o oposto. Quando ocorre retardamento da semeadura, em relação à época de plantio recomendada, pode ocorrer redução da produtividade. Isso ocorre porque o florescimento da planta ocorre muito rapidamente, reduzindo a capacidade produtiva. Assim, em épocas tardias de plantio, não se recomenda o plantio de ciclos superprecoce e precoce.

 

 

Fonte: https://goo.gl/H4fA6F.

Leave a Comment