Jabuticaba: fortalece o sistema imunológico

Posted by casadoagricultor 05/02/2018 0 Comment(s) Cantinho da Saúde,

Os benefícios que essa fruta oferece à saúde são inúmeros. Os principais benefícios são obtidos através da sua casca que é rica em fibras e substâncias antioxidantes. Entre eles podemos citar:

 

 

1. PREVINE O CÂNCER

A jabuticaba é eficaz no combate a doenças, principalmente o câncer. Ajuda a prevenir outras doenças também como as cardiovasculares e as neurodegenerativas. Todo esse benefício ocorre por causa das substâncias antioxidantes presentes nessa fruta, principalmente as antocianinas, pigmentos antioxidantes presentes em alimentos das cores vermelha e arroxeada.

 

As antocianinas agem no organismo combatendo a ação dos radicais livres, moléculas instáveis que atacam outras moléculas para se tornarem estáveis. Esses radicais são altamente oxidativos e reativos e podem danificar as células saudáveis do corpo alterando a estrutura do seu DNA dando origem a diversos tipos de doenças como as citadas, além do envelhecimento precoce.

 

Os antioxidantes atuam prevenindo a formação dos radicais livres ou, quando formados, neutralizando sua ação ou até eliminando-os do corpo.

 

 

 

2. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

As antocianinas presentes nessa fruta também fortalecem o sistema imunológico, assim como a vitamina C que também é um nutriente antioxidante. Com o sistema imunológico mais fortalecido, o corpo fica prevenido de inflamações, infecções e doenças como a gripe.

 

 

 

3. REGULA O INTESTINO

A jabuticaba ajuda a regular o intestino por causa das fibras presentes na casca dessa fruta. Essas fibras estimulam os movimentos intestinais, melhoram o trânsito intestinal e contribuem para a formação do bolo fecal eliminando-o com mais facilidade, além de prevenir e combater doenças intestinais como a constipação (prisão de ventre) e até câncer no intestino.

 

 

 

4. COMBATE A ANEMIA FERROPRIVA

A anemia ferropriva é uma doença causada pela deficiência de ferro. Essa fruta ajuda a prevenir e combater essa doença justamente por causa do seu bom conteúdo de ferro.

 

O ferro é um mineral que faz parte da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias que são as células responsáveis pela coloração vermelha do sangue. Por isso, um dos principais sintomas da anemia é a coloração pálida da pele, principalmente de regiões como mucosas dos olhos e palmas das mãos por causa dos baixos níveis de ferro no sangue.

 

 

 

5. A JABUTICABA ENGORDA OU EMAGRECE?

A jabuticaba não engorda e pode ajudar no processo de emagrecimento porque é pobre em calorias, podendo fazer parte da alimentação diária, e por causa das fibras que, quando presentes no trato gastrointestinal, dão mais saciedade e aumentam o tempo de trânsito intestinal, contribuindo para controlar a fome e o apetite e, assim, controlar a ingestão alimentar.

 

 

 

6. AJUDA A CONTROLAR A DIABETES E O COLESTEROL

A diabetes e a alteração do colesterol são doenças acometem grande parte da população atualmente e podem ser controladas com a ajuda de alguns alimentos, entre eles a jabuticaba.

 

Essa fruta ajuda no controle dessas doenças através das fibras presentes na casca dessa fruta, especificamente a pectina. Essa fibra, quando está presente no intestino, cria uma espécie de gel que forma uma barreira para controlar a absorção de açúcares e gordura para o sangue. Dessa forma, a absorção desses dois nutrientes fica mais lenta e constante evitando o aumento brusco e em longo prazo de glicose (açúcar do sangue) e colesterol.

 

 

 

7. PROMOVE A SAÚDE DA PELE

Esse benefício ocorre por causa da vitamina C. Essa vitamina é a responsável por estimular a produção de colágeno e elastina, proteínas presentes na estrutura da pele que dão firmeza e elasticidade a ela, além de evitar o aparecimento de estrias e celulites conferindo um aspecto jovem, bonito e saudável à pele.

 

 

 

8. ESTIMULA A CICATRIZAÇÃO DA PELE

A cicatrização da pele é estimulada também através da vitamina C. Isso ocorre porque essa vitamina promove a regeneração celular de forma mais rápida e, consequentemente, a cicatrização.

 

 

9. PROMOVE A SAÚDE ÓSSEA

A jabuticaba também promove a saúde óssea através do seu bom teor de cálcio. Este mineral é importante para manter a saúde dos ossos porque ele mantém a sua estrutura forte prevenindo o enfraquecimento dos ossos e o aparecimento de doenças como a osteoporose.

 

 

 

10. BENEFÍCIOS MEDICINAIS

Através da casca da jabuticaba pode ser feito um chá que possui propriedades fitoterápicas e ajuda a combater problemas como:

Diarreias;

Asma;

Inflamação na garganta;

Inflamações e gordura no fígado;

Inflamações intestinais.

 

 

 

COMO CONSUMIR?

A principal forma de consumo da jabuticaba é in natura, mas essa fruta também pode ser consumida em preparações como:

- Sucos;

- Vitaminas;

- Geleias;

- Doces;

- Licor;

- Vinho;

- Vinagre;

- Chás .

 

Independentemente do tipo de preparação, a jabuticaba deve ser utilizada de forma integral, ou seja, com casca, para que todos os seus nutrientes sejam aproveitados, principalmente as fibras e as substâncias antioxidantes que se encontram justamente na casca dessa fruta.

 

 

Antes do consumo, a jabuticaba deve ser bem lavada já que ela deve ser consumida com a casca. Essa fruta tem seus benefícios potencializados quando é consumida junto com uma alimentação saudável.

 

Fonte: https://goo.gl/MKdBuH.

Leave a Comment